Projeto: “Transformando Pallets, amando Pets”. Sustentabilidade com ação Social.

Nome do projeto: Transformando Pallets, amando Pets.
Responsável pelo projeto: Tatiana Lessa.
E-mail para contato: tatiana.lessa@mardisa.com.br
Telefone para contato: (92) 3228-1526/ (92) 98802-4617

Objetivo:
Objetivo Geral
O projeto visa reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade, transformando nossas atividades e contribuindo para solucionar questões ambientais e sociais, buscando novas alternativas na reutilização de resíduos sólidos não contaminados, bem como atuar ativamente em questões que impactam diretamente no meio ambiente e sociedade.

Objetivos Específicos

 Reforçar nosso compromisso ambiental e social;
 Reduzir o impacto de resíduos de madeira no meio ambiente;
 Dar um destino sustentável aos Pallets;
 Contribuir ativamente e de forma sustentável com as demandas sociais.
 Fomentar a consciência socioambiental em nossos funcionários, clientes, parceiros e comunidade.

Resumo:
Por meio do Projeto “Transformando Pallets, Amando Pets”, a Mardisa Manaus reforça seu compromisso ambiental e social, através do reaproveitamento de resíduos sólidos não contaminados, aumentando o ciclo de vida útil de materiais que seriam descartados, dando nova destinação a eles. Levando também em consideração o desafio significativo do controle populacional de cães e gatos, cujo crescimento tem impactos negativos para o bem estar animal, meio ambiente e saúde pública, tornou-se essencial o apoio à organizações que oferecem suporte a animais abandonados. Esse apoio se deu por meio da transformação de pallets em casinhas para cachorros. Desenvolvendo também, em paralelo, uma campanha de arrecadação de ração, a fim de contribuir ainda mais com o abrigo eleito para receber as doações. O projeto visa proporcionar informações sobre a importância da reutilização de pallets de madeira, a partir de soluções viáveis no âmbito da sustentabilidade, fomentar a responsabilidade ambiental e social tanto na empresa como com nossos clientes, parceiros e comunidade.

Desenvolvimento do tema:
Ao longo dos séculos, constata-se que o desenvolvimento global contribui positivamente em muitos sentidos. Entretanto, trás consequências pesadas quanto às questões ambientais, onde o descarte de resíduos e a má destinação dos mesmos contribuem com a degradação do meio ambiente. Em meio a este cenário, repensar a forma como se destina os resíduos sólidos tornou-se urgente.

Pallets
Pallets são estrados, geralmente feitos de madeira, utilizados em diversas atividades. Algumas vantagens proporcionadas pelos pallets são:

Melhor aproveitamento dos espaços de estocagem, diminuição de danos nos produtos transportados, otimização da logística e economia de tempo. Por
se tratarem de estruturas que sofrem danos facilmente, os pallets são descartados pelas empresas, o que contribui com problemas ambientais, tais como: aumento significativo no numero de resíduos, aumento na depredação de recursos naturais madeireiros, dentre outros. A fim de amenizar os impactos ambientais causados pelo amplo descarte desses insumos, algumas empresas adotam medidas para o descarte consciente ou reaproveitamento do material. Atualmente, na Mardisa Manaus, esses
materiais são direcionados a uma empresa especializada que, por sua vez, dá a destinação correta aos itens.

Manejo populacional de cães e gatos
Conforme o último índice divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, o Brasil contava com pelo menos 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos. Encontrar animais domésticos, como gatos e cães, abandonados nas ruas de Manaus é algo comum e frequente. Na capital, já são mais de 400 mil animais em situação de rua em 2021 (Fonte: Sema). A Organização Mundial da Saúde estima que, só no Brasil, existem mais de 30 milhões de animais abandonados. Na tentativa de mudar esta realidade, existem ONGs que oferecem suporte a esses animais. O trabalho de uma ONG de adoção de animais é muito importante e inspirador. São grupos de pessoas que se dedicam a proteger, resgatar e acolher bichinhos em alguma situação de risco.
Diante desse cenário, surgiu a ideia de transformar pallets de madeira, oriundos das embalagens de peças genuínas adquiridas pela concessão, em casinhas para cachorros. O projeto teve inicio com a escolha da ONG na qual seriam destinadas as casinhas. A Associação Portal dos Anjos é uma ONG de animais com 10 anos de existência.
Janaína Bandeira, fundadora, atualmente possui 100 pets resgatados da rua, cuidando sozinha da saúde, castração, reabilitação, alimentação e divulgação para adoção consciente. Todas as casinhas confeccionadas em nossa empresa serão destinadas a essa ONG. Em paralelo a confecção as casinhas, desenvolvemos a campanha – “Tigela cheia – Atitude de carinho ajudando um focinho”, onde postos de coleta de doação de ração foram montados em nossa concessão e nas concessionárias do Grupo Parvi. O projeto vai de 01/10 a 20/12/2023, nos propondo a doar o máximo de casinhas e rações possíveis dentro deste período.

Conclusão:
Este projeto nos deu a oportunidade de contribuir, em frente a duas ações sociais importantes: a sustentabilidade e o apoio a organizações que se preocupam tanto com o bem estar animal como com o meio ambiente e a saúde pública. Dar um destino sustentável aos pallets e apoiar o trabalho social da Associação Portal dos Anjos fortifica nossa base social de contribuição com o próximo e sociedade. No mês de Outubro fizemos a entrega das Primeiras casinhas ao abrigo juntamente com as primeiras doações de Rações. Além de contribuir ativamente com o meio ambiente, o projeto mobilizou não somente funcionários como nossos parceiros e clientes, criando consciência ambiental e social. Se cada um fizer a sua parte, nós temos o poder de transformar o mundo em instantes.