LIVRO PARADO NÃO CONTA HISTÓRIA

Tipo: Rede de concessionários comerciais.

Nome do projeto: Transformação de paletes em estantes de Livros para Escola de educação infantil – “TransformAção em Estantes”.

Responsável pelo projeto:  Vagner Aranão, Tatiana Lessa.

E-mail para contato: tatiana.lessa@mardisa.com.br

Objetivo:

 

Objetivo Geral

 

O projeto busca novas alternativas na reutilização de resíduos sólidos não contaminados através do reaproveitamento de paletes de madeira, transformando-os em Estantes de livros que serão destinadas a uma escola de Educação infantil da comunidade, possibilitando assim a reutilização desses materiais por meio de soluções viáveis no âmbito da sustentabilidade ambiental e social.

Objetivos Específicos

  • Reduzir o impacto de resíduos de madeira no meio ambiente;
  • Fortalecer a imagem da organização como empresa sustentável;
  • Dar um novo ciclo de vida aos resíduos sólidos, evitando que o mesmo seja descartado no meio ambiente.
  • Contribuir ativamente e de forma sustentável com a cultura, a educação e o desenvolvimento da sociedade.

 

Resumo: 

 O palete de madeira é um dos materiais mais utilizados na cadeia logística de transporte e armazenamento de cargas. O descarte inadequado desse material contribui com a degradação ambiental, o assoreamento de rios, a intensificação das enchentes, assim como a proliferação de pragas e vetores de doenças. Atualmente, a reutilização de paletes de madeira na confecção de mobiliários vem ganhado destaque, em prol do gerenciamento de resíduos sólidos com mais responsabilidade, além de permitir uma melhor inserção de aprendizes e profissionais no mercado de trabalho, de modo a gerar mais empregos e renda para a população. O presente foi desenvolvido pela Mardisa Veículos S/A , na cidade de Manaus/ AM tendo por objetivo o reaproveitamento de resíduos sólidos, transformando-os em estantes de livros, sendo estas, doadas para uma Escola Municipal eleita pela empresa. O projeto visa proporcionar informações sobre a importância da reutilização de paletes de madeira, a partir de soluções viáveis no âmbito da sustentabilidade, fomentar a cultura da reciclagem nas crianças da instituição de ensino bem como o incentivo a leitura.

 

Desenvolvimento do tema:

Ao longo dos séculos, constata-se que o desenvolvimento global contribui positivamente em muitos sentidos. Entretanto, trás consequências pesadas quanto às questões ambientais, onde o descarte de resíduos e a má destinação dos mesmos contribuem com a degradação do meio ambiente. Em meio a este cenário, repensar a forma como se destina os resíduos sólidos tornou-se urgente. Atualmente, na Mardisa Manaus, esses materiais são direcionados a uma empresa especializada no assunto que, por sua vez, dá a destinação correta aos itens. Entretanto, no caso de paletes de madeira, a destinação pode ser a incineração. Diante disso, surgiu a ideia de transformar esses paletes, oriundos das embalagens de peças genuínas adquiridas pela concessão, em estantes de livros. O projeto teve inicio com a escolha da destinação das estantes, onde optou-se por doá-las a uma escola da comunidade onde a concessionária está inserida. A Escola selecionada foi o CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCRITORA RAQUEL DE QUEIROZ, localizado na Rua 27 de Outubro, 15 – bairro da Paz – Manaus/ AM. A escola escolhida trabalha com crianças do 1º e 2º período com idade de até 5 anos. Em paralelo à confecção das estantes, deu-se inicio a uma campanha de arrecadação de livros infantis de forma que as estantes sejam doadas já com livros para a instituição de ensino. A campanha tem por nome: “Livro parado não conta história”, onde, por meio de divulgação na concessionária através de banners, mídias sociais, site da concessionária, dentre outras formas, queremos mobilizar funcionários, clientes, parceiros e comunidade a doarem livros usados em bom estado de conservação bem como livros novos para a composição do projeto socioambiental. O período de realização do projeto bem como a campanha de arrecadação de livros tem previsão dos meses de setembro e outubro/ 2022, confeccionando 4 estantes como reaproveitamento de paletes.

 

Conclusão: