Mercedes-Benz mantém liderança de caminhões e ônibus no Brasil
- Mercado brasileiro volta a ser o número 1 para caminhões da marca Mercedes-Benz
- Em 2020, Companhia conquistou a liderança em caminhões pelo 5º ano consecutivo, destacando-se também como líder do concorrido segmento de extrapesados – posições mantidas em 2021
- Empresa mantém-se invicta há 64 anos no mercado brasileiro de ônibus, que é também o maior do mundo para a Daimler Buses
- Em 2021, Mercedes-Benz do Brasil completa 65 anos com novos empregos e mantém investimento de R$ 2,4 bilhões
A Mercedes-Benz fechou o ano de 2020 novamente como a fabricante líder nas vendas de veículos comerciais no Brasil. Pelo 5º ano consecutivo, foi a marca que mais emplacou caminhões no País, conquistando mais de 31% de market share. No segmento de ônibus, com aproximadamente 47% de participação, manteve sua tradicional liderança de 64 anos. Estas posições seguem mantidas neste início de 2021.
“Num ano atípico como 2020, fortemente impactado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus, superamos os obstáculos e mantivemos a nossa marca no topo de vendas e de participação de mercado de veículos comerciais”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com isso, o Brasil volta a ser o primeiro mercado do mundo para caminhões Mercedes-Benz, além de ser também o maior para ônibus da marca”.
De acordo com o executivo, esses resultados devem-se ao compromisso com os clientes e com suas demandas e necessidades. “Sempre estivemos e sempre estaremos ao lado de quem transporta carga e passageiros neste país de dimensões continentais. Não deixamos de ampliar e modernizar nosso portfólio de produtos e serviços e isso fortalece ainda mais a confiança que os clientes têm na nossa marca e em todas as soluções que oferecemos a eles. Portanto, a liderança em vendas no ano de 2020 nos deixa motivados a buscar novas conquistas em 2021, que será ainda desafiador para todo o mundo e não só para o Brasil”.
Mercedes-Benz inicia 2021 com novas efetivações e contratações e mantém investimento
“Em função de uma melhor perspectiva em 2021, a Mercedes-Benz reafirma sua confiança no País, onde atua há quase 65 anos. Nesse sentido, a fim de atender às demandas dos clientes, criamos no começo do ano mais de 1.000 empregos, entre contratações temporárias e efetivações de aprendizes do SENAI em São Bernardo do Campo”, informa Karl Deppen. “Além disso, estamos mantendo o investimento de R$ 2,4 bilhões no Brasil até 2022. Mesmo com todos os desafios, vamos seguir com nossos planos”.
Do investimento programado de R$ 2,4 bilhões para o período 2018-2022, R$ 100 milhões foram entregues na 2ª fase da Indústria 4.0, com a inauguração da Nova Linha de Cabinas de Caminhões, em fevereiro de 2019. Mais R$ 100 milhões foram destinados à construção da Nova Linha 4.0 de Ônibus, inaugurada em setembro de 2020. E um total de R$ 1,4 bilhão foi aportado no desenvolvimento e produção dos extrapesados da família Novo Actros.
A partir de 2021, a Empresa dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos) em São Bernardo do Campo (SP), também seguindo os conceitos da Indústria 4.0, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade até 2022.
Além do valor mencionado, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo R$ 70 milhões em conjunto (50% cada empresa) na construção do Centro de Testes Veiculares em Iracemápolis (SP), que irá atender diferentes empresas do setor automotivo.
5º ano seguido na liderança em vendas de caminhões
Pelo 5º ano consecutivo, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no Brasil. Em 2020, foram licenciadas 26.769 unidades da marca, 4% a menos em relação às 27.994 unidades de 2019. Esse resultado garantiu à Empresa 31,6% de participação.
De acordo com dados da Anfavea, em 2020, foram emplacados 84.650 caminhões no mercado brasileiro, o que significa uma queda de 12% na comparação com as 96.254 unidades licenciadas no mesmo período do ano anterior.
No mês de janeiro de 2021, a Mercedes-Benz ampliou sua liderança nas vendas de caminhões para 36,7%, com 2.527 unidades emplacadas, 15% a mais em relação às 2.194 unidades do mesmo mês do ano passado.
“É importante destacar que também lideramos as vendas de caminhões no concorrido segmento de extrapesados em 2020, já repetindo esse feito agora em janeiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No ano passado, foram emplacados 13.195 extrapesados da marca, o que resultou em 28,5% de market share. Em janeiro, o volume foi de 1.127 caminhões, com 30,9% de participação”.
Segundo Leoncini, mesmo na pandemia, o setor de transporte de carga não parou. “Temos que reconhecer o comprometimento dos motoristas, autônomos e transportadores. Eles seguem assegurando o abastecimento de alimentos, medicamentos e insumos, assim como a entrega dos mais variados produtos da economia brasileira. É o que acontece, por exemplo, com as demandas crescentes do agronegócio, como o transporte de grãos e de cana-de-açúcar, e também de setores como a mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, locação e o crescente mercado de e-commerce, que, aliás, ganhou grande impulso na quarentena”.
Actros 2651 é o caminhão mais vendido pela marca no Brasil
Com 2.924 unidades emplacadas em 2020, o Actros 2651 6×4 foi, pelo 3º ano consecutivo, o caminhão Mercedes-Benz mais vendido no Brasil, considerando todo o portfólio da marca, dos leves aos extrapesados.
“O Actros 2651 é um caminhão com total aprovação, em especial no transporte de grãos, atividade do agronegócio que é vital para a economia brasileira, principalmente porque o País deverá ter uma nova safra recorde”, diz Roberto Leoncini. “Esse resultado impulsiona ainda mais o avanço do Novo Actros, que começou a ser entregue aos clientes a partir de julho de 2020 e que já teve 637 unidades emplacadas em 2020. O Novo Actros oferece ainda mais valor agregado em performance, economia, robustez, segurança e conforto, além de garantir mais conectividade e interatividade entre o motorista, o gestor da frota, o operador logístico e o cliente final”.
Mercedes-Benz é líder histórica nas vendas de ônibus
Em 2020, a Mercedes-Benz manteve sua longa e histórica liderança nas vendas de ônibus no Brasil, conquistando cerca de 47% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. No acumulado do ano, a marca emplacou 6.461 unidades, volume 42% inferior às 11.150 unidades do mesmo período de 2019.
No segmento urbano, a liderança da marca é mais expressiva: são 3.459 ônibus Mercedes-Benz emplacados em 2020, alcançando a liderança com 71,6% de market share. No segmento rodoviário, o 1º lugar foi consolidado com quase 60% de participação, com emplacamento de 1.825 unidades.
O setor de fretamento navega no sentido contrário do mercado e segue subindo para atender às empresas que precisam aumentar o número de ônibus a fim de garantir o distanciamento por conta da COVID-19. A Mercedes-Benz também é líder deste segmento, com 935 unidades emplacadas em 2020 para empresas de fretamento, o que dá à marca mais de 58% de market share.
Conforme a Anfavea, com 13.830 ônibus emplacados no Brasil em 2020, houve uma queda de 33% em relação ao ano anterior. “Os números dizem por si o quanto a pandemia afetou o transporte de passageiros e, consequentemente, as empresas de ônibus e o mercado como um todo”, avalia Roberto Leoncini. “No pico da pandemia, o segmento urbano sofreu uma queda de 75% no número de passageiros. Hoje, temos somente 40% dos passageiros utilizando o ônibus nas cidades. No mercado rodoviário, no pico da pandemia, a queda foi de 90% e hoje, o número de passageiros está entre 50 e 60%”.
Mercedes-Benz registra crescimento em peças e serviços
Mesmo no ano da pandemia, a Mercedes-Benz obteve ótimos resultados com peças e serviços. Com suas três linhas de peças (genuínas, RENOV e Alliance) alcançou um crescimento de 17% nas vendas.
No que se refere aos Planos de Manutenção, foram 5% de crescimento nas vendas no ano passado, 39% dos caminhões com planos da marca e 60% dos extrapesados. Em 2020, o sistema de gestão de frota FleetBoard foi ativado em 38% dos caminhões vendidos, sendo a maior demanda dos extrapesados, com 46%. Hoje, mais de 11.200 caminhões Mercedes-Benz estão conectados ao FleetBoard no Brasil.
O Banco Mercedes-Benz também vem reforçando sua presença junto aos concessionários para facilitar a aquisição de veículos novos pelos clientes. No ano passado, do volume total de financiamento de ônibus Mercedes-Benz, cerca de 65% foram realizados pelo Banco da própria marca. Em caminhões, essa participação foi de 40%.
Consórcio Mercedes-Benz obteve recorde histórico em 2020
O Consórcio Mercedes-Benz alcançou um feito histórico em 2020. Com o Mixer November, evento ao vivo on line, reuniu mais de 700 clientes, entre frotistas e autônomos, com mais de 100 concessionários envolvidos. Foram R$ 46 milhões em produção, entre caminhões e modelos Sprinter, um recorde de vendas para a Empresa em apenas uma noite.
Desde que o Consórcio Mercedes-Benz foi lançado, há pouco mais de cinco anos, a Empresa tem registrado um crescimento anual acima de dois dígitos. Em 2020, foram R$ 729 milhões em créditos, 18% a mais em relação aos R$ 618 milhões do ano anterior. Além disso, houve uma expressiva capacitação da Rede de Concessionários, que já conta com mais de 300 consultores especializados em consórcio.
SelecTrucks apoia os clientes na hora da renovação de frota
A Mercedes-Benz continua apostando no aumento de negócios com caminhões usados no País. A SelecTrucks, sua unidade de seminovos, registrou crescimento de aproximadamente 12% em suas vendas no Brasil, considerando o volume acumulado de 1.551 unidades em 2020, frente a 1.387 unidades do mesmo período do ano anterior.
Cerca de 15% ao mês das vendas de caminhões Mercedes-Benz zero km têm envolvimento da SelecTrucks. Em busca de soluções para renovar sua frota, a Selectrucks serve como um apoio para os clientes no momento de negociação, aceitando seus caminhões usados na troca pelos modelos zero km. Essa alternativa é um grande atrativo para que os clientes optem pela própria marca, onde encontram soluções para todas as demandas.
Com a SelecTrucks, lançada em 2013, a Mercedes-Benz foi pioneira entre as fabricantes de caminhões no Brasil, sendo a primeira a ter uma unidade própria para negócios com seminovos. Em 2020, inaugurou uma nova loja em Cuiabá, no Mato Grosso, chegando com a SelecTrucks no Centro-Oeste, berço do agronegócio e mercado fortemente caracterizado por caminhões extrapesados graneleiros. No total, atualmente são 10 lojas de seminovos em pontos estratégicos do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
Maior rede de concessionários e o showroom virtual
Diferencial de mercado da marca Mercedes-Benz no Brasil, a maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do País já conta com mais de 300 pontos de atendimento em todos os estados. São 181 concessionários, 109 oficinas dedicadas, 10 unidades da SelecTrucks e 4 do Truck Center, localizados junto às principais vias de transporte e logística do território nacional.
Além disso, no ano passado, a Mercedes-Benz inovou com o Star Online, o primeiro Showroom Virtual do Brasil para vendas de veículos comerciais, peças e serviços. Essa inovação da marca levou a revenda para dentro da casa do cliente. Pelo computador, tablet ou smartphone, ele tem acesso a todo o portfólio, com atendimento do concessionário com o qual já se relaciona.
“As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”
Roberto Leoncini ressalta ainda que a Empresa acredita no poder de escutar as dores e soluções dos próprios clientes e é por isso que, desde 2015, adotou o slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’. “Queríamos nos aproximar de quem realmente importa para nós, que são nossos clientes, os caminhoneiros autônomos, frotistas e motoristas de transportadoras de todo o Brasil. Precisávamos mudar a nossa postura e, de forma mais humanizada, estar mais próximo deles e da sua realidade. E conseguimos. Tanto que ao longo dos anos, vimos o nosso slogan ganhar a boca do caminhoneiro. Em 2019, decidimos dar mais um passo nessa aproximação. Percebemos que precisávamos escutar ainda mais e melhor as necessidades específicas de cada região. E foi assim que o nosso slogan evoluiu para: “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve e entende os sotaques”.
Num novo passo de evolução dessa postura da Empresa no mercado, em 2021, o objetivo é transformar essa proximidade em cumplicidade “Somos mais que parceiros de negócios, somos amigos de estrada. E assim, queremos garantir que: ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. Porque para nós cada cliente é único e a nossa relação com eles também. Esse será o nosso novo mantra”, conclui Leoncini.
Data da publicação: 26/02/2021