Novo Actros F com cabina desenvolvida no Brasil está disponível para encomendas e será vendido pela Mercedes-Benz Trucks na Europa
- Caminhão pesado começará a ser produzido na Alemanha a partir de abril deste ano
Clientes de 24 países na Europa e de outros continentes já podem encomendar o Novo Actros F com cabina desenvolvida no Brasil. O novo modelo amplia o portfólio da família de pesados da Mercedes-Benz Trucks na Europa e oferece aos clientes um caminhão com o DNA do Actros no que se refere a eficiência, economia e, é claro, segurança. O caminhão começará a ser produzido na Alemanha a partir de abril deste ano.
A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks reafirma a importância da Mercedes-Benz do Brasil como player global no desenvolvimento de caminhões. A produção de uma cabina global inédita para o mercado europeu demonstra a competência e experiência da equipe brasileira em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas.
“Com a cabina do Novo Actros, já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, chegaremos a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a Empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa nova versão, o objetivo é que os clientes obtenham o máximo do seu Actros, alcançando a rentabilidade operacional e os lucros desejados. A Mercedes-Benz tem assim a melhor solução para cada demanda dos nossos clientes”.
Cabina proporciona até 1% de redução no consumo de combustível no Brasil
A cabina do Novo Actros F desenvolvida no Brasil trará vantagens tanto para a empresa de transporte, quanto para o motorista. “A altura externa mais baixa da cabina e, consequentemente, sua menor área frontal diminuem a resistência aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível”, diz Roberto Leoncini. “Nas estradas brasileiras, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel. Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano numa frota de 200 caminhões no nosso País”.
De acordo com o executivo, a altura mais baixa da cabina, com menos degraus de acesso, assegura conforto e facilidade para o dia a dia do motorista. “Essa dimensão de cabina permite atender clientes que operam com restrição de altura do veículo em suas atividades de transporte”, afirma. “Constatamos isso no Brasil, onde essa cabina é série no Novo Actros, e agora essa solução desenvolvida aqui vai atender outros clientes e mercados. Aliás, ouvimos muito os transportadores e motoristas aqui no Brasil até chegarmos a essa cabina, que, além da facilidade de acesso, oferece um espaço interno amplo, confortável e extremamente ergonômico”.
Cabina foi uma grande inovação do Novo Actros no Brasil
A cabina do Novo Actros – linha de caminhões extrapesados rodoviários que começaram a ser entregues a clientes no Brasil em julho do ano passado – foi desenvolvida para atender as características do transporte no País e as demandas de clientes, captadas em pesquisas e demonstrações. Como destaque está o seu design mais aerodinâmico, contribuindo para redução de consumo de combustível.
Também chama a atenção o interior da cabina, que se destaca pelo amplo espaço para o motorista e acompanhante, garantindo conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. A altura interna chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.
“Desenhamos uma nova cabina totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, o Novo Actros tem dois painéis digitais e tela touchscreen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”, destaca Roberto Leoncini.
Data da publicação: 28/01/2021